Mês de junho é dedicado à conscientização sobre o abuso de drogas e o tráfico de ilícitos

 

Estima-se que todo ano 210 milhões de pessoas usem drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200.000 morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico.

Com vistas a conscientizar a população global sobre o tema, todos os anos, em 26 de junho é comemorado o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos - dois graves problemas para a sociedade em geral e para os jovens, em particular. Nesse mesmo dia, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançará simultaneamente em diversas cidades do mundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2013.


Elaborado anualmente pelo UNODC, o documento reúne dados estatísticos e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilícitas em todo o mundo, incluindo produção, tráfico e consumo, servindo de referência para a implementação de políticas públicas por parte dos governos.

Nesta edição 2013, o Relatório Mundial sobre Drogas mostra que o uso de drogas ao redor do mundo tem se mantido estável, apesar de um leve aumento no número total estimado de usuários de substâncias ilícitas. O relatório também mostra preocupação com o uso combinado de medicamentos de prescrição e substâncias ilícitas.

Além disso, o relatório faz um alerta sobre a proliferação das Novas Substâncias Psicoativas (NSP), que não passaram por testes de segurança em humanos e podem ser bem mais perigosas que drogas tradicionais. Essas substâncias não controladas são comercializadas abertamente como “drogas lícitas”, “químicos de pesquisa”, “adubo” e “sais de banho”, inclusive pela internet, dando uma impressão de legalidade e levando os jovens a acreditar que estão curtindo uma diversão de baixo risco.


Campanha Global

Mundialmente, o UNODC lidera a campanha deconscientização sobre o abuso de drogas " Ação Mundial por Comunidades Saudáveis Sem Drogas". O objetivo da campanha é mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas. O foco da campanha é a promoção de atitudes saudáveis nas comunidades como uma alternativa ao uso de drogas. Como parte desse esforço, uma série de materiais educativos sobre os tipos de drogas, seus efeitos e riscos, e informações direcionadas para adolescentes, país e professores está disponível nos mais diversos idiomas.

Para saber mais, entre no site da Campanha Global.

 
fonte: unodc.org Atenciosamente,
EQUIPE ASPPE  

 

R. Paraguaçu, 42 - Boqueirão | Tel.: (13) 3224-3947

BusinessName Newsletter