O Programa

O PREPARA JOVEM é o elo entre os jovens da baixada santista e região com o mercado de trabalho. Um programa criado e desenvolvido pela ASPPE - Pesquisa, Prevenção e Educação, de uma forma jamais vista. Diferente de todas as instituições que atuam neste segmento, desde 2016 - quando lançou o programa de jovens aprendizes - A ASPPE não se limita a conquista de uma posição de trabalho para estes jovens. Aqui, o cuidado com a carreira profissional deles vai muito além de uma vaga no mundo corporativo.

img

Uma visão que traz às empresas parceiras - hoje cerca de 40 companhias - maiores perspectivas de contar um com mão de obra com alto potencial profissional e, sobretudo, com capital humano em contínuo desenvolvimento pessoal.

Para isso, a ASPPE conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar e técnica altamente qualificada e especialista no relacionamento com jovens e o seu universo.

São psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e um vasto grupo de pessoas engajadas em apoiar no desenvolvimento e a formação destes jovens não somente para o mercado de trabalho, mas também para o mundo.

Os cursos técnicos e profissionalizantes têm conteúdo que vai além do obrigatório pelo Ministério do Trabalho e do Emprego. Um cuidado que a ASPPE entende como primordial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano em formação e constante evolução pessoal, refletindo positivamente profissionalmente.

Em meio a aulas de história e cidadania, assuntos como compromisso e responsabilidade social também marcam presença no conteúdo.

Datas marcantes no calendário nacional como o Dia Mundial da Mulher, Tiradentes, Erradicação do Trabalho Infantil, Enfrentamento da Violência Sexual, o Mês do ECA comemorado em julho e muitas outras datas são discutidas e trabalhadas de forma amplamente educativa.

Setembro, outubro e novembro, meses de ações de conscientização no nosso calendário, também fazem parte das ações da ASPPE e os jovens do Programa.

Consciência Negra, ações de prevenção ao suicídio, câncer de mama e próstata, são as principais delas.

img

Vivências que enchem a bagagem e o currículo dos Jovens Aprendizes

Quem participa dos cursos da ASPPE tem a oportunidade de vivenciar experiências muito enriquecedoras fora da sala de aula. Fazem parte do programa de aprendizado extracurricular visitas culturais ao Bonde Turístico no Centro Histórico de Santos, visita Técnica à Companhia Docas do Estado de São Paulo, a CODESP, e ao Museu Saturnino de Brito. Tudo gratuito.

Voluntariado

img

Os alunos também podem exercitar o voluntariado com a participação em ações em comunidades carentes da cidade. A mais recente foi o “Prepara Kids – Toda criança merece um brinquedo”, com a entrega de brinquedos para crianças das comunidades carentes de Santos e região. A iniciativa contou com a participação de 50% dos nossos alunos como voluntários.

Quando falamos que o PREPARA JOVEM exerce um trabalho diferente de tudo que já foi feito neste sentido, estamos falando de:

Um processo seletivo rigoroso, baseado nas obrigatoriedades da Lei da Aprendizagem e uma série de requisitos que, desde já, enriquecem a bagagem destes jovens em busca de uma posição no mercado de trabalho.

Comportamento profissional, ética, apresentação pessoal, comunicação oral e escrita são alguns dos temas trazidos para os candidatos durante o processo seletivo. Conteúdo valioso para toda trajetória profissional, fazendo de todas as etapas da seleção enriquecedoras para estes jovens.

O trabalho da ASPPE não para por aqui.

img

Assim que aprovado pela empresa,
este jovem segue conosco aperfeiçoando seus conhecimentos e o seu potencial.


Agora contratado, o jovem será habilitado para atuar no mercado de trabalho durante 30 horas semanais, onde realizará na empresa 24 horas semanais de trabalho e 6 horas semanais de curso técnico profissional na ASPPE. Sempre em um período compatível com os seus estudos, conforme exigência da lei em vigor.

Em paralelo, enquanto este jovem está na empresa sendo capacitado na prática, ele e sua família são acompanhados periodicamente pela Equipe Multidisciplinar Técnica da ASPPE.


O jovem e sua família recebem acompanhamento da ASPPE.

Como falamos anteriormente, nossa Equipe Multidisciplinar tem profissionais com ampla experiência profissional e muita sensibilidade.

Características que são muito eficientes para dar todo o respaldo necessário aos jovens e suas famílias nas questões mais comuns e rotineiras possíveis até as mais complexas, que podem impactar no desenvolvimento deste jovem no trabalho e também na vida pessoal, exigindo destes profissionais uma atenção especial.

 


Atendimento Nutricional com os Jovens Aprendizes  

João Pedro La Pastina | Nutricionista

 

O jovem aprendiz representa uma peça chave no processo de produtividade das empresas. Assegurar melhores condições de trabalho é requisito relevante no processo. Pensando nisso, diversas são as intervenções aplicadas para promover uma harmonia entre as relações do trabalho e a saúde do jovem aprendiz, reduzindo os possíveis agravos à saúde.

- Atendimento completo (Anamnese, Avaliação Física e Entrega de Planejamento Alimentar Individualizado);
- Na Anamnese, é avaliado parte Clínica, Funcional, Esportiva, Rotina e Costumes Alimentares;
- Avaliação Física é feita a partir do Adipômetro Científico, onde é coletada a % de gordura dos pacientes;
- Entrega do Planejamento através de aplicativo (WebDiet) e materiais necessários a partir da demanda do paciente;
- Assistência pós-consulta através do aplicativo.

 

Voltar para cima

COMPARTILHAR AS VAGAS COM OS JOVENS!

Facebook Twitter Google Pinterest Email
Fechar

Você sabia?

Ótima forma de enviar suas mensagens!

Você sabia?

Ótima forma de enviar suas mensagens!

Tempo: 5 Segundos

Vou seguir meu próprio caminho daqui a pouco!

Tempo: 5 Segundos

Vou seguir meu próprio caminho daqui a pouco!