Processo Seletivo de Profissionais para projetos de abordagem social no município de Praia Grande

A Lei orgânica da Assistência Social LOAS (Art. 4º, inciso III) refere “o respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a provisões de qualidade”, para que isto seja garantido faz-se necessário ter profissionais capacitados e preparados para atuar na prestação do serviço sócio assistencial, com capacidade de acolhida, escuta qualificada, informação sobre a rede de serviços e defesa de direitos, para garantir a qualidade do acompanhamento familiar e individual, a mobilização para a cidadania.

Estas questões devem ser compromisso dos gestores da assistência social conforme descrito nos documentos do SUAS/RH.

A ASPPE-Associação Santista de Pesquisa Prevenção e Educação, OSCIP parceira da Prefeitura de Praia Grande para implementar os serviços de abordagem social com adultos, crianças e adolescentes (famílias e/ou indivíduos que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência), em consonância com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social que estabelece como atividades essenciais na abordagem social:

• Conhecimento do território;
• Informação, comunicação e defesa de direitos;
• Escuta; orientação e encaminhamentos sobre/para a rede de serviços locais com resolutividade;
• Articulação da rede de serviços sócios assistenciais;
• Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais;
• Articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos;
• Geoprocessamento e georeferenciamento de informações;
• Elaboração de relatórios.

 

Para desenvolver este processo a ASPPE em consonância com a SEPROS - Praia Grande abre edital para entrega de currículos online, para profissionais de nível superior: assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais.
Os currículos deverão ser preenchidos  no site: www.asppe.org

 

O processo seletivo constará de:

1. ANÁLISE DE CURRÍCULOS: Diplomas de cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), certificados de participação em cursos de extensão, atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu (especialização); realização de pesquisas, experiências profissionais, magistério em cursos diversos, publicações acadêmicas e técnicas. Os títulos devem ter pertinência com a natureza das atribuições públicas

2. EXPERIÊNCIA  ANTERIOR: Quantidade de anos completos de efetivo exercício no cargo pretendido e experiência anterior em programas e projetos do SUAS.

3. PARTICIPAÇÂO EM DINÂMICA DE GRUPO: Discussão de casos simulados, onde será observado a capacidade técnica de lidar com situações adversas na rua, postura ética, respeito e compromisso com a população alvo do projeto.

4. ENTREVISTAS: Análise de conhecimento do SUAS e serviços propostos, capacidade de comunicação, de articulação em rede, identificação com a demanda proposta, experiência anterior em trabalho em meio aberto. Capacidade de abordagem de indivíduos em situação de rua.

 

Ao final do processo será organizada e publicada no site da ASPPE, a relação dos candidatos selecionados.

VAGAS DISPONÍVEIS

Para: “Abordagem social com população adulta”.


Cargo

Quantidade

Carga Horária

Assistente Social    

1

30 horas semanais

Psicólogo

1

40 horas semanais

Educadores sociais 

2

40 horas semanais

 

Para: “Abordagem social com crianças e adolescentes”.


Cargo

Quantidade

Carga Horária

Assistente Social    

1

30 horas semanais

Psicólogo

1

40 horas semanais

Educadores sociais 

1

40 horas semanais

 

Observação: Os candidatos não selecionados para este processo poderão compor o banco de currículos da ASPPE e poderão ser recrutados para futuros projetos da organização.