LEI FEDERAL 10.097/2000

O Prepara Jovem conduz suas ações com base na Lei de Aprendizagem, que diz o seguinte:
A Lei da Aprendizagem, por meio da lei de número 0.097/2000, juntamente com o decreto Federal nº 5.598/2005, determina que as empresas de médio a grande porte devem possuir uma porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa.   

Fonte: jovemaprendizbr.com.br

Dicas IMPORTANTES para observar antes de contratar um APRENDIZ:
-Caso minha organização/empresa não for Micro Empresa ou EPP (Empresa de Pequeno Porte), preciso cumprir a Legislação referente.
-Verificar quais ocupações (funções) na minha organização/ empresa será benéfico ter um aprendiz. Observar uma função em que ele poderá contribuir mais para a organização/ empresa e que ele seja formado para ser um futuro profissional qualificado na área em que foi capacitado.
-Além dos cursos de Capacitação Profissional oferecidos pelo Sistema S existem Entidades Qualificadoras que são certificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego que oferecem diversos cursos, que permitem as organizações/ empresas a terem os aprendizes nas ocupações (funções) de maior interesse.
-O aprendiz DEVE desempenhar funções nas organizações/ empresas que estejam dentro das funções PREVISTAS NA OCUPAÇÃO do CURSO QUE ESTÁ MATRICULADO NA ENTIDADE QUALIFICADORA.
-O aprendiz poderá SOMENTE realizar ATIVIDADES COMPATÍVEIS com sua IDADE, observar que algumas atividades  expõem o MENOR a RISCO, o que NÃO É PERMITIDO por lei.
- A ENTIDADE QUALIFICADORA deverá TER REGISTRO e MINISTRAR o curso no MESMO MUNICÍPIO de localização da EMPRESA, para isso sempre consultar o portal “Juventude Web”, do Ministério do Trabalho e Emprego.
( Juventude WEB )

Breve resumo do que prevê a lei:

Estabelecimentos de qualquer natureza (incluem-se empresas públicas e de economia mista, bem como Associações, Organização, Sindicatos, Fundações entre outras) com 7 (sete) funcionários ou mais são obrigados a contratar aprendizes, de acordo com o porcentual exigido por lei (art. 429 da CLT). É facultada a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, denominado “SIMPLES”.
O número de jovens/ adolescentes a serem contratados varia de acordo com o quadro de funcionários do estabelecimento, devendo corresponder a no mínimo 5% e no máximo 15% por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados. As frações de unidade darão lugar à admissão de um aprendiz (art. 429, caput 1º da CLT).
Algumas funções não devem ser consideradas para efeito de cálculo da cota de aprendizes, são elas:

  • As funções que exijam formação de nível superior e os cargos de direção, de gerência ou de confiança, os empregados em regime de trabalho temporário e os aprendizes já contratados.

Aprendiz são adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência que são contratados pelas empresas por um prazo determinado, trabalhando no máximo 6 horas por dia e 30 horas na semana e devendo obrigatoriamente frequentar cursos de qualificação profissional, em Entidades Qualificadoras (ESFL- Entidades Sem Fins Lucrativos) ou no Sistema S.
Cumprir a Lei 10.097/2000, vai além do estabelecimento se enquadrar na legislação federal. Esta é uma maneira que a empresa possui de contribuir com a evolução da força de trabalho no país, dando oportunidade para que adolescentes e jovens ingressem no mercado formal de trabalho, tendo uma formação técnico-profissional, adquiridas através da aquisição de conhecimentos práticos e teóricos.
Compete a SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santos fiscalizar o cumprimento das cotas de aprendizes às quais cada estabelecimento está obrigado, na Região da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

 

Voltar para cima

COMPARTILHAR AS VAGAS COM OS JOVENS!

Facebook Twitter Google Pinterest Email
Fechar

Você sabia?

Ótima forma de enviar suas mensagens!

Você sabia?

Ótima forma de enviar suas mensagens!

Tempo: 5 Segundos

Vou seguir meu próprio caminho daqui a pouco!

Tempo: 5 Segundos

Vou seguir meu próprio caminho daqui a pouco!